Músicos do Contestado Multiplicando o Conhecimento

O projeto oferece aulas de musicalização com instrumentos de sopro e percussão a cerca de 780 crianças nas cidades de Caçador-SC, Videira-SC, Lebon Regis-SC e Fraiburgo-SC.

O projeto Músicos dos Contestado conta também com as Bandas Sinfônicas Augusto Francio, e Salézio Kindermann, formadas por cerca de 120 crianças e adolescentes.

Acessar Instagram

Formada por cerca de 120 crianças e adolescentes.

A Banda Sinfônica Músicos do Contestado é um projeto social desenvolvido em Caçador, que busca sensibilizar alunos, professores e a comunidade para a importância da música como ferramenta de inclusão social e geração de oportunidades.

O projeto é desenvolvido com base na lei de incentivo à cultura, de forma totalmente gratuita para os alunos. Mais de 1000 estudantes das escolas Esperança, Hilda Granemann e Maria Luiza Barboza são atendidos pelo projeto, o qual tem transformado a vida de muitos deles e também  influenciado suas famílias. 

Fundada em 03 de Março de 2021, a Banda Sinfônica tem um repertório variado: executa músicas populares, cívicas, marchas militares e músicas eruditas, com coordenação e regência do Maestro Marcos Paulo Arcari. O projeto é composto por mais seis professores.

O projeto é desenvolvido com base na lei de incentivo à cultura e conta com o apoio do 15º Batalhão de Polícia Militar, da Prefeitura Municipal de Caçador, Instituto Humaniza, Hotel Kindermann, Arte e Stylo Decorações, Uniarp, Imobiliária Bello, Daniela Tombini e Unoesc. Além do apoio das seguintes empresas: Baú Madeiras, Móveis Rotta, Guararapes, Videplast, Dupla Química, Alfa Transportes, Frameport, Adami, Carboni Fiat, Auto Coletivo Caçador e Viposa.

Conta com a participação de cerca de 35 crianças de escolas públicas de Caçador/SC

Além da Banda sinfônica ministrada pela Maestro Marcos Arcari, o projeto conta também com duas Orquestras de flauta doce sob a regência do professor Víctor Siqueira Bilhar juntamente a professora Andrieli. Nas duas orquestras, são atendidas mais de 50 crianças sendo do bairro Martello e/ou, divididas nos seguintes instrumentos: 

16 sopranos, 4 contraltos, 5 tenores, 8 baixos e 1 cajon. Por enquanto, apenas uma orquestra está instrumentalizada sendo a outra, mais recente e passando pelo processo de musicalização. O objetivo das orquestras é ampliar o desenvolvimento musical, social e a prática em conjunto, a fim de oferecer às crianças mais opções que possibilitem a expressão musical além de garantir à elas, futuramente, adentrar na banda sinfônica. 


Alunos, professores e Comunidade

O projeto viabiliza palestras de formação cultural nas escolas, sensibilizando alunos, professores, e ou à comunidade para a importância da arte, da cultura, da música como ferramenta de inclusão social, de geração de renda, de economia criativa, de geração de oportunidades. 

As aulas são ministradas em Caçador/SC, Lebon Regis/SC, Fraiburgo/SC e Videira/SC

O projeto Músicos do Contestado reúne em Caçador três instituições de ensino onde os estudantes possuem nestes últimos anos contato direto com a música, o que tem transformado a vida de muitos deles e também influenciado suas famílias.
Sendo elas, Escola Maria Luiza Barbosa, Esperança e Hilda Granemann, no Bairro Martello, além dos alunos matriculados na instituição e que participam do projeto, também recebe no período da noite para os ensaios gerais, os estudantes da comunidade. 

Todas as entregas do projeto são democráticas e gratuitas. Já em Fraiburgo/SC,  as aulas são ministradas no Centro de Educação Infantil Antônio Porto Burda e em Lebon Regis/SC, na Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes.

No município de Videira/SC é desenvolvido aulas de musicalização com ênfase na formação de Orquestra de Flauta Doce. O objetivo a curto prazo é a formação de Banda Sinfônica. 

Escolas Participantes

O projeto se desenvolve em escolas municipais no município de Caçador/SC, Lebon Regis/SC, e também em Videira/SC e Fraiburgo/SC, para crianças e adolescentes nas aulas de musicalização.

Escola Hilda Granemann / Caçador-SC

Conta com a participação de 300 alunos no projeto!

Escola Maria Luiza Barbosa / Caçador-SC

Conta com a participação de 50 alunos no projeto!

Escola Esperança / Caçador-SC

Conta com a participação total de 150 alunos no projeto!

Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes / Lebon Regis-SC

Conta com a participação de 46 alunos.

Centro Educacional Municipal Antonio Porto Burda / Fraiburgo-SC

Conta com a participação de 51 crianças

EMEB José Maria de Souza / Timbó Grande-SC

Conta com a participação de 70 alunos.

Galeria de Imagens

Confira um pouco dos registros de atividades, aulas e ensaios dos alunos no projeto!

  • Todas
  • Apresentações
  • Palestras

Treinamento equipe em Videira-SC, 29 de Junho de 2023

Palestras

Apresentação na empresa Frameport em Caçador-SC, 12 de Agosto de 2022

Apresentações

Apresentação no 15º Batalhão da Policia Militar de Caçador-SC, 11 de Agosto de 2022

Apresentações

Apresentação em Pinheiro Preto-SC e passeio em Videira-SC, 02 de Julho de 2022

Apresentações

Festival de Bandas e Fanfarras em Matinhos-PR, 11 de Junho de 2022

Apresentações

Apresentação na Unoesc, Videira-SC, 14 de Abril de 2022

Apresentações

Apresentação na empresa Transrodace, Caçador-SC, 09 de Abril de 2022

Apresentações

Apresentação na Expo Caçador-SC, 27 de Março de 2022

Apresentações

Apresentação na Câmara de Vereadores de Caçador-SC, 08 de Março de 2022

Apresentações

Apresentação na empresa Móveis Rotta, Caçador-SC, 22 de Dezembro de 2021

Apresentações

Apresentação no Restaurante DiFratelli, Caçador-SC, 22 de Dezembro de 2021

Apresentações

Apresentação na Comunidade de Taquara Verde, Caçador-SC, 19 de Dezembro de 2021

Apresentações

Palestra na Câmara de Vereadores de Caçador-SC, 17 de Dezembro de 2021

Palestras

Apresentação no 15º Batalhão da Polícia Militar de Caçador-SC, 15 de Dezembro de 2021

Apresentações

Apresentação Alusiva ao Dia do Idoso em Caçador-SC, 14 de Dezembro de 2021

Apresentações

Apresentação na empresa Baú Madeiras em Caçador-SC, 14 de Dezembro de 2021

Apresentações

Apresentação na Câmara de Vereadores de Caçador-SC, 13 de Dezembro de 2021

Apresentações

Apresentação na Escola Esperança em Caçador-SC, 14 de Agosto de 2021

Apresentações

Galeria de Vídeos

Confira os registros de vídeo e vídeo clipes, feita especialmente pelos alunos do projeto!

Equipe

Saiba um pouco mais sobre a equipe de profissionais do projeto!

Ágatha Mello

Professora

Professora de Flauta Doce Soprano e Contralto na Orquestra de Flauta Doce do Projeto Músicos do Contestado, e também professora de musicalização de base em sala de aula nas escolas Maria Luiza Barboza, Esperança e Hilda Granemann, em Caçador-SC.

Andrieli Souza da Costa

Professora

Iniciou no mundo da música no ano de 2017 como aluna no Projeto Músicos do Contestado. Atualmente é professora de Flauta Doce Tenor e Soprano na Orquestra de Flauta Doce, também é professora de musicalização de base em sala de aula nas escolas Maria Luiza Barboza, Esperança e Hilda Granemann, em Caçador-SC.

Everton Luiz da Silva

Professor

Natural de Joaçaba - 33 anos, Licenciado em Música pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. É Especialista em Flauta Transversal. Atualmente estuda Flauta Transversal com a Professora e mentora Isabella Girão (técnica em Flauta Transversal e bacharelada em Flauta Transversal pela Universidade de Brasília) Atua no projeto como professor de musicalização de base na escola Hilda Granemann em Caçador-SC e Professor de Flauta Transversal para os alunos das Bandas do projeto.

Idecir Ribeiro

Professor

Idecir possui 17 anos de experiência musical, sendo pouco mais de 1 ano em Trompete e o restante todos em percussão sinfônica, passando por todos os instrumentos da naipe, nisto, cerca de 8 anos destes dedicados a bateria completa. No Projeto Músicos do Contestado, atua como professor de percussão sinfônica, ensinando e auxiliando em todos os instrumentos, sendo eles, Xilofone, Glockenspiel, Tímpano, Bateria completa, Bumbo, Pratos e Percussão de efeito.

Marcos Paulo Arcari

Maestro e Coordenador do Projeto

Marcos Paulo Arcari é Coordenador e Maestro da Banda Sinfônica Músicos do Contestado, projeto que é executado no município de Caçador-SC , Lebon Regis-SC, Videira-SC e Fraiburgo-SC. Regeu a banda sinfônica Jovem do município de Videira-SC entre 2011 a 2016. Formado em Licenciatura em Música e Pós Graduando em Regência orquestral, 2014 esteve 3 meses na cidade de Zurich (Suiça) fazendo uma especialização em instrumentos de sopro, regência, prática de orquestra de flautas doce e prática de orquestra Sinfônica.

Victor Siqueira Bilhar

Professor Flauta Doce

Formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Oeste Catarinense – UNOESC, professor de música, músico profissional, atuante em diversos projetos sociais, e/ou culturais. Professor responsável pela Orquestra de Flauta Doce do Projeto Músicos do Contestado.

Vinicius da Silva Rocha

Professor

Professor de Trompete, Trompa e Musicalização de base em sala de aula nas escolas Esperança e Maria Luiza Barbosa, ambas em Caçador-SC, atualmente cursa a faculdade de Licenciatura em Música pela Uninter.

Depoimentos

Aqui estão alguns depoimentos de alunos, familiares e professores do projeto!

Airton Carlos Leite

Pai do aluno Grégory (Banda Sinfônica)

Gostaria de compartilhar com vocês o depoimento sobre a influência significativa que o Projeto Músicos do Contestado teve na vida do meu filho. Desde o momento em que ele começou a frequentar as aulas do projeto, seu amor pela música floresceu. O projeto proporcionou-lhe uma formação musical sólida, oferecendo-lhe a oportunidade de aprender a tocar diversos instrumentos. Além disso, o Projeto Músicos do Contestado abriu portas para novas experiências e amizades enriquecedoras. Grégory teve a oportunidade de interagir com outros jovens apaixonados por musica, o que ajudou a desenvolver sua confiança e habilidades sociais. O impacto desse projeto em sua vida não se limitou ao aspecto musical, a música trouxe disciplina e foco para sua rotina diária. Ele aprendeu a lidar com desafios, a persistir diante de dificuldades e a nunca desistir dos seus sonhos. Observar Grégory nas apresentações, tocando seu instrumento com tanta paixão e entrega, traz imensa alegria para nossa família.

Amanda Alves da Silva

Aluna (Trombone)

Adoro fazer parte do Projeto, mais ainda porque são todos muito unidos, como uma verdadeira família da música, e cada um tem uma paixão incrível pelo seu instrumento e um zelo admirável. Não me via nem um projeto de música antes de tudo começar, mas hoje não consigo me imaginar fora dele, pois ele se tornou uma parte de mim. As partituras, o instrumento e acredito que todos estão no projeto pelo mesmo motivo. Posso admitir que a música me ajudou muito a desenvolver a concentração e interesse pelas coisas, até mesmo na escola, e nós musicistas nos sentimos muito acolhidos sempre pelo projeto. No futuro espero fazer faculdade de radiologia e também de música, além de radiologista hoje também sonho em ser professora de música no futuro. (Amanda, 12 anos)

João Arthur Pereira

Aluno (Trombone)

"O Projeto mudou a minha vida!" Quando penso no passado, mal saberia que iria me envolver em um projeto que mudaria minha vida. Conheci novos amigos, novos lugares, novas histórias e experiências. A música me ajudou muito, até mesmo na minha saúde, sou asmático, e nunca imaginei que com a música iria aprender a controlar a minha respiração. Espero permanecer muitos e muitos anos. Meu sonho é passar em um concurso militar da EEAR (Escola Especialista em Aeronáutica), e quero muito continuar a ser musicista lá, e repassar tudo que aprendi dentro do Projeto Músicos do Contestado, que gosto tanto e tanto me ajudou. (João Arthur, 16 anos)

Marcello Albuquerque e Jéssica Souza

Pais da aluna Amanda (Banda Sinfônica)

Amanda se desenvolveu bastante depois que iniciou no Projeto. Tornou-se mais independente em varias situações, hoje tem maturidade pra executar diversas tarefas sozinha. Ela gosta muito de participar, e em cada apresentação fica toda animada e preocupada pra que tudo ocorra bem. Agradecemos pela oportunidade dela fazer parte deste Projeto.

Marcos Paulo Arcari

Maestro Banda Sinfônica

De acordo com o maestro, a musicalização em sala de aula faz parte da disciplina de artes, ou seja, está na grade curricular dos alunos. Mas isso não quer dizer que todos são obrigados a participar posteriormente dos ensaios noturnos, assim como orquestras e bandas. É preciso estar gostando realmente da atividade. E isso tem ocorrido com a grande maioria das crianças das três escolas inseridas no Músicos do Contestado. Para ele, o exemplo de Gabriele e Eric, pode ser denominado como uma “Multiplicação do Conhecimento” dentro do seio familiar.

Marilei Gomes de Lima e Tais Barbosa Velozo

Mães dos alunos Gabriele e Eric (Banda Sinfônica)

As duas mães estavam acompanhando o ensaio. A mãe de Gabriele é Marilei Gomes de Lima, dona de casa, que incentivou a filha desde o início do projeto e percebeu seu gosto pela música. Ela é sogra de Tais Barbosa Velozo, mãe do pequeno Eric. Elas contaram, que Eric começou a observar a tia Gabriele ensaiando no projeto, e pediu para fazer parte também. Em um primeiro momento, a mãe Tais achou estranho, e imaginou que seu filho queria participar somente por causa da tia Gabriele, pois a música não era algo que ele gostava. Mas então ao iniciar no projeto Músicos do Contestado as coisas mudaram, e atualmente Eric é um dos pequenos músicos mais dedicados do projeto, ensaiando, lendo as partituras e interessado em aprender

Rosane Oliveira

Mãe dos alunos Rarysom e Rayan (Banda Sinfônica)

É com imensa gratidão que venho aqui agradecer a este projeto por ter proporcionado maravilhas na vida dos meus filhos. Meus meninos Rarysom e Rayan estão nesta caminhada, Rarysom participa a mais tempo, depois o pequeno Rayan tambem mostrou interesse em fazer parte do projeto. Eles estão muito felizes por fazer parte e nós pais mais ainda, pois ajuda a torná-los pessoas melhores. Não tem tempo para malandragem pois precisam de dedicação. Eu sei que nós pais sempre vamos ver nossos filhos como os melhores, mas eu vejo os outros elogiando a educação e comportamento deles e fico muito emocionada, e sei que isso também vem do projeto, que junto com os pais cobra educação e disciplina, não tenho palavras, somente gratidão a todos vocês.

Simone Martins e Fernando Brito dos Santos

Pais dos alunos Murilo (Banda Sinfônica) e Lia (Orquestra de Flauta Doce)

Em 2019 quando tinha 7 anos, Murilo chegou em casa encantado dizendo que queria aprender música, tinha feito uma aula na escola e era aquilo que ele queria. Os anos foram passando e o amor dele só aumentando, vendo tudo isso dentro de casa, ele foi inspirando a irmãzinha Lia que este ano (2023) ingressou na Flauta Doce, a cada ensaio, apresentação/evento, o coração bate mais forte. Temos muito orgulho, mas também nos comprometemos muito em fazer deles boas pessoas para a sociedade e para isto nossa condição é de que eles se dediquem nos estudos e no comportamento, o qual somos imensamente gratos ao Projeto Músicos do Contestado e a música por todos o crescimento e desenvolvimento dos nossos pequenos. A música transforma a vida das crianças, trazendo conhecimento, desenvolvimento social, fazendo com que eles tenham liberdade de andar sem os pais, mas com responsabilidade de seguir os ensinamentos dos maestros e professores.

Sueli Prestes Leite

Mãe do aluno Grégory (Banda Sinfônica)

O Projeto Músicos do Contestado além de vários fatores, contribuiu para o desenvolvimento acadêmico do Grégory. A música estimula sua criatividade, melhorou suas habilidades de concentração e teve um efeito positivo em seu desempenho escolar. Como mãe, não poderia estar mais grata por esse projeto incrível que permitiu que o talento do nosso filho brilhasse e não poderia deixar de fazer um agradecimento especial o Maestro Marcos Arcari, pelo trabalho que vem desenvolvendo na vida desses jovens... sua paixão em ensinar faz toda diferença no sucesso deste projeto. Ao Dr. João Gomes Soares sendo o grande idealizador , minha gratidão. Sei que o impacto do Projeto será eterno na vida do Grégory, e sempre serei grata por tudo o que ele trouxe para nossa família.

Vitor Meireles da Silva

Aluno (Saxofone)

Meu primeiro contato com o Projeto foi no ano de 2018 por meio do Projeto Caçador de Músicos, sou o único remanescente na turma iniciada na escola Henrique Júlio Berger, por meio disso, recebi uma proposta do Maestro Marcos no final de 2019 para ir até a orquestra de flauta doce na escola Tabajara, a qual se tornaria a Banda Sinfônica em 2020, mas devido a pandemia acabou sendo pausada as aulas. Em 2021, inicio do ano, retornaram as aulas e ensaios normalmente com a grande notícia de que chegariam os instrumentos de sopro que são classificados em madeira e metal, e a reformulação do projeto para o então Músicos do Contestado I. Comecei na banda como clarinetista, com aulas com a Prof. Julia Albuquerque, e foi extraordinário. Cada ensaio vinham novos ensinamentos e experiências, e o principal, música. No final de 2021 troquei de instrumento e iniciei então com o Saxofone Alto, que até hoje me acompanha. Sou eternamente grato a todos os docentes, diretor e maestro, por ter proporcionado a mim esta oportunidade de estar aqui neste Projeto onde todos somos unidos, não apenas em amizade e sim somos uma família completa. Um abraço (Vitor, 15 anos)

Perguntas Frequentes

Lei de Incentivo/ Produção & Realização/ Apoiadores & Patrocinadores /

O projeto acontece através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção cultural do Instituto Humaniza, apoio e patrocínio de diversos parceiros, sendo uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Contato

Fale Conosco! Dúvidas, sugestões ou comentários? Escreva pra gente!

Telefones

(49) 99978.7776